domingo, 6 de julho de 2008

A Bíblia em festa

No dia 5 de Julho de 2008, após uma tarde muito bem passada e em boa companhia, fomos à exposição multimédia, "a Bíblia em festa", e achei interessante partilhar um pouco do que lá vi e me marcou de uma forma muito especial devido à minha crença, à minha fé, mas também pelo interesse grande da minha área de estudo, Ciências Documentais e Editoriais.

A Bíblia, o primeiro livro a ser impresso no mundo. A Bíblia de Gutenberg foi impressa em 1455.
A palavra "Bíblia" vem do grego "ta bíblia", que significa livros.

Goethe- Escritor
" É minha convicção que a Bíblia se torna mais bela quanto mais a entendemos, ou seja, quanto mais se percebe e simultaneamente se intui cada uma das palavras que vamos apreendendo como coisa geral e que aplicamos ao nosso caso como coisa particular teve um dia, em certa situação, em determinadas circunstâncias de tempo e de lugar, uma aplicação individual própria, específica, imediata."

Dostoievski- Escritor
" A Bíblia pertence a todos, aos ateus e aos crêem. É o livro da humanidade. "

Kant- Filósofo
" A Bíblia é o maior benefício que a raça humana alguma vez teve. Qualquer tentativa de a denegrir é um crime contra a humanidade"

Isaac Newton- Cientista
"É impossível escravizar mental ou socialmente um povo que lê a Bíblia."

Eça de Queiroz- Escritor
"Aprecio a beleza da Santa Bíblia. A Bíblia, a grande lição e a grande consolação. Fazemos, por vezes, achados bem singulares; e ainda recordo o meu deslumbramento quando descobri esta imensa novidade- a Bíblia."

Alexandre Herculano- Escritor
" Para o povo ser livre, é necessário que seja religioso e honesto; não que seja crédulo. Para que ele seja religioso e honesto é necessário que conheça as doutrinas das Escrituras Sagradas. "

Miguel Ângelo- Pintor e escultor
" Tão grande é a minha veneração pela Bíblia que, quanto mais cedo meus filhos começam a lê-la, tanto mais confiado espero que eles serão cidadãos úteis à pátria e membros respeitáveis da sociedade. Há muitos anos que adopto ler a Bíblia toda, uma vez por ano."

Fernando Pessoa- Escritor
" A influência da Bíblia sobre a vida e conduta humana, prova a sua inspiração. Os lares tornam-se felizes, as vidas limpas e as nações prósperas e justas, quando se submetem aos preceitos da Santa Palavra de Deus. "

Luiz Vaz de Camões- Poeta
"Deste Deus-Homem, alto e infinito. Os Livros que tu pedes não trazia, que bem posso trazer escrito, em papel o que na alma andar devia."

I Coríntios 13 (recitado pela grande actriz Portuguesa Eunice Muñoz)

" Ainda que eu seja capaz de falar todas as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor as minhas palavras são como o badalar de um sino ou o barulho de um chocalho. Ainda que eu tenha o dom de falar em nome de Deus e possa conhecer os seus planos e saber tudo, ainda que eu tenha uma fé capaz de transportar montanhas se não tiver amor, não presto para nada. Ainda que eu dê em esmolas tudo o que é meu, ainda que me deixe queimar vivo, se não tiver amor, isso de nada me serve. o amor é paciente e prestável. Não é invejoso. Não se envaidece nem é orgulhoso. O amor não se alegra com uma injustiça causada a alguém, mas alegra-se com a verdade. O amor suporta tudo, acredita sempre, espera sempre e sofre com paciência. O amor é terno. As profecias desapareceram, as línguas acabam-se, a ciência passa. Pois tanto as nossas profecias como a nossa ciência são imperfeitas. Quando chegar aquilo que é perfeito, tudo o que é imperfeito desaparece. Quando eu era criança falava como criança, sentia como criança e pensava como criança. Depois tornei-me adulto e deixei o modo de ser criança. Agora, vemos as coisas como num espelho e de maneira confusa. Depois, vemo-las frente a frente. Agora, o meu conhecimento é imperfeito, mas depois vou conhecer como Deus me conhece a mim. Agora existem três coisas, fé, esperança e amor, mas a mais importante é o amor."

Ninguém pode ficar indiferente, perante esta leitura...

Sem comentários: