domingo, 6 de julho de 2008

Saudade- Sentimento Português

O tema “A Saudade” já foi por muitos tentada definir, mas é um sentimento difícil de explicar por palavras, e é considerada a 7ª palavra mais difícil do mundo para traduzir, isto feito um estudo por técnicos profissionais.
Se a saudade é um sentimento típico português ou não, é difícil, mas que vivemos a saudade com muita intensidade e fervor, é verdade, talvez porque somos um povo de imigrantes e sempre viajamos por mar à procura de Descobertas. O mar um elemento muito importante para o Povo Português, pois foi através dele que se chegou a países até então desconhecidos e foi ele que definiu o reino de Portugal das Descobertas, mas não se consegue pensar neste mar sem sentir uma enorme saudade, porque foi nele que muitos partiram e muitos já não voltaram, deixando muitos corações que cá ficaram saudosos.
Antes sequer de ser pensada, a saudade foi expressa de outras formas. Influenciou muito a cultura portuguesa, inspirando autores, pintores, músicos… escrevendo, pintando, cantando… sobre a saudade. Por isso se diz que antes da saudade ser exprimida, ela foi cantada. Como sinal que a nossa saudade é importante, a grande fadista Amália Rodrigues, nos seus fados (símbolo também de grande importância da cultura portuguesa), canta a este tema. Na literatura portuguesa também encontramos um escritor muito conceituado, Fernando Pessoa inspirado na saudade escreve os seus textos que ao os lermos sentimos essa saudade, ele próprio diz: ”Saudades, só portugueses/ conseguem senti-las bem/ Porque têm essa palavra/para dizer que as têm. Outro grande escritor, Luís Vaz de Camões, com a sua grandiosa obra literária, “Os Lusíadas”, não fala só de viagens, de descobertas feitas, fala de sentimentos, de recordações. Também para o escritor Teixeira Pascoaes á saudade é importante, para ele a saudade é uma via para obter o conhecimento, ele acha que por ela se abre uma via para uma mundividencia, uma concepção geral da existência. O “pensamento Poético” deste autor é a expressão da possibilidade de conhecimento que se abre pela via da saudade.
Para o povo Português sentir saudade, o sentimento saudade, não é da mesma maneira que é para os outros países, para os portugueses não é uma simples palavra, não é um mero sentimento, ter, sentir saudades é um prazer, é um orgulho deste povo acolhedor, sonhador e que tem vaidade nas suas raízes e não as negam, estejam eles imigrados em qualquer lugar.
A palavra saudade pode realmente existir noutros países, tal como em inglês (miss you) … mas a bem dizer o povo Português não tem a saudade, eles próprios são a saudade, é um elemento identificador das suas identidades, a saudade está presente na cultura, na língua, na cozinha, na música, na literatura, no coração, na alma. E para qualquer sítio que vão transmitem esta saudade.

Sem comentários: